segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Saudades

Olá.

A matéria Cibercultura e Novas Tecnologias me surpreendeu. Eu achei que fosse ter muitos problemas com ela devido ao fato de eu não gostar tanto de falar sobre computadores, mas eu pude perceber que essa matéria é bastante interessante. Eu aprendi muito, inxclusive como criar um blog.
Obrigada, professora Daniela, por ser tão legal e fazer com que algo chato se tornasse bom.

Um abraço.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

RESULTADO

Olá pessoal

os resultados já estarão disponíveis no aluno online a partir desta quinta feira, dia 29/11
confirmo com vcs que não teremos aula na quinta, dia 29/11 e na terça, dia 04/12.

Para os alunos que ficaram na final, a prova será aplicada dia 06/12 - quinta feira - às 20:10h, na sala 174
Os alunos que faltaram a nossa prova
José Henrique Viana Aguiar e Elton Soeira Teixeira
só poderão realizar a prova mediante justificativa formal à CAF

Os alunos Adla Bispo, Aline de Santana, Paloma fernandes e Priscila Lima, que chegaram atrasadas e foram impossibilitadas de fazer a prova no dia 27/11, deverão comparecer no dia 06/12 - quinta feira - às 20:10h, na sala 174 para realizar a prova da AV2.

Peço para que os alunos cheguem no horário marcado.
Lembrando mais uma vez que após a saída do primeiro aluno ninguém mais poderá iniciar a prova.
Qualquer dúvida mandem email para danielajornalismo@gmail.com

um abraço e boa sorte a todos!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

02/11/07 às 15h10min Brasil é sexto maior usuário mundial de internet

Genebra, 2 (AE) - O Brasil é sexto maior usuário de internet no mundo em termos de total de população que acessa a rede. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2) pela Organização das Nações Unidas (ONU) às vésperas da conferência que ocorrerá no Rio de Janeiro na semana que vem e que discutirá o futuro da internet. O Brasil espera que o encontro sirva para redefinir a administração da rede e que as decisões sobre o controle da internet não se limitem apenas a uma entidade americana, a ICANN. Segundo os dados da ONU, 39 milhões de pessoas são usuárias da rede mundial de computadores no Brasil. O país supera o Reino Unido, França e Itália no total de internautas. A liderança é dos Estados Unidos, com 210 milhões de usuários. A China vem em segundo lugar, com 162 milhões. No Japão são 86 milhões, contra 50 milhões na Alemanha e 42 milhões na Índia. Segundo a ONU, hoje há 1,2 bilhão de pessoas com acesso à rede em todo o mundo. Isso significa que mais de um sexto da população do planeta já conta com a tecnologia, ainda que a distribuição seja desigual. Há dez anos, eram apenas 70 milhões de usuários. Apesar da posição brasileira, em termos porcentuais o País ainda está distante dos líderes, com apenas 21% da população conectada, contra 69% nos Estados Unidos.Mas ainda assim a posição de destaque do Brasil repercute no número de usuários que usam o português em suas comunicações na rede. Segundo a ONU, a língua é a sétima mais usada na internet, superando inclusive o árabe, uma das línguas oficiais da ONU. O inglês é a língua mais usada na rede, com 365 milhões de usuários, contra 184 milhões em chinês e 101 milhões em espanhol. Soberania - Apesar de China, Índia e Brasil já contarem com um número significativo de internautas, a realidade é que politicamente esses países ainda dependem de decisões que são tomadas sem que sejam consultados. No evento que ocorre no Rio de Janeiro, a esperança do governo é começar a reverter esse cenário, propondo algum mecanismo para que os governos sejam ouvidos nas decisões relativas à internet. Os Estados Unidos, porém, rejeitam qualquer tipo de mudança mais profunda na gestão da rede, temendo perder o controle e ainda permitir que países "não democráticos" tentem censurar certos conteúdos. Mas para Markus Kummer, coordenador do Fórum de Governança da Internet, dificilmente a reunião do Rio de Janeiro conseguirá modificar o atual cenário. "As posições de cada governo e ator são conhecidas e não vejo como isso possa ser mudado por enquanto", disse. Segundo a ONU, a reunião levará ao Rio 2 mil pessoas.

Postado por Lidiane Maria ( extraído do site oi)

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Brinquedos para loucos por tecnologia

Postado por Lidiane Maria

O site Think Geek, com sede nos Estados Unidos, orgulha-se de ter dois cachorros em sua equipe e explica: eles dão equilíbrio emocional ao grupo. Voltada para os que adoram tecnologia, os "geeks", essa loja on-line não é a única no estilo, mas é a mais conhecida.Ela vende uma camiseta que brilha quando encontra uma rede de internet sem fio no ambiente. O brilho da estampa é proporcional à intensidade do sinal. Lavar essa camiseta dá o maior trabalho, pois é preciso tirar os fios antes de colocá-la na máquina de lavar, como explicam as instruções. Praticidade não é o ponto forte dos produtos, tanto que é possível adquirir ali micróbios de pelúcia das mais variadas doenças - malária, raiva e gripe, entre outros.O administrador de sistemas Fabio Trentini, de 31 anos, deu a coleção inteira de micróbios de presente para a namorada. Ele comprou também uma carteira feita de silver tape, aquela fita adesiva prateada que já foi usada até por astronautas para reparos de emergência. "O que eu mais gosto são os brinquedos que você coloca na mesa de trabalho", explica ele. Em sua mesa, Trentini colocou ímãs com palavras que falam de suas paixões incompreendidas: rede, programação, hack, Linux.A maioria dos produtos vendidos pelo site tem bom humor. Há um pote de luz, feito com um led, um diodo emissor de luz, que vai além. Parece vir de um conto de fadas, pois lembra um vaga-lume aprisionado em um vidro.Nas camisetas, a maioria das frases só é compreensível para outro apaixonado por tecnologia. Quem tiver coragem pode investir em pantufas com o mestre Yoda, de "Guerra nas Estrelas", ou em um despertador com um alarme diferente para cada dia da semana.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

"SUPERMÁQUINA" DEIXA PARA TRÁS COMPUTADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO

NEC apresentou máquina que faz 839 trilhões de cálculos por segundo. Atualmente, o supercomputador mais rápido faz 360 trilhões de cálculos por segundo.
A companhia japonesa NEC apresentou nesta quinta-feira (25) o supercomputador SX-9 que, segundo a empresa, faz 839 trilhões de cálculos por segundo (teraflops) em seu pico. Atualmente, pela lista Top 500, atualizada a cada seis meses, o computador mais rápido do mundo é o Blue Gene/L, da IBM: ele atinge em seu pico de capacidade 360 teraflops. Segundo a NEC, o SX-9 pode ser usado para simulações do ambiente e de materiais da área de nanotecnologia.
Se a máquina da NEC realmente superar a da IBM, não deve ser por muito tempo: a IBM já anunciou que trabalha no desenvolvimento de um supercomputador para o Departamento de Energia dos Estados Unidos que poderá fazer um quatrilhão de cálculos por segundo – o equivalente a um petaflop.

Ainda neste ano, o SX-9 será exibido em um evento de supercomputadores em Reno (Nevada, EUA) e também na iExpo2007, realizada em Tóquio, no Japão. (Foto: AP )

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Nova memória flash pode armazenar até 80 filmes

Tecnologia baseada em nanotecnologia expande para 128 GB capacidade dessa memória. Essa alternativa ao disco rígido é considerada mais barata e consome menos energia.


A Samsung Electronics anunciou nesta terça-feira (23) o desenvolvimento de uma tecnologia que aumenta a capacidade de armazenamento da memória flash -- alternativa que já substitui discos rígidos em equipamentos portáteis, como alguns modelos do iPod. A novidade, que deve chegar ao mercado em 2009, tem 128 GB de memória.
Com essa capacidade, exemplifica a empresa, seria possível armazenar 80 filmes em alta definição e 32 mil arquivos de música no formato MP3. O tocador iPod com maior capacidade de armazenamento (160 GB) utiliza disco rígido, pois atualmente a memória flash tem capacidade limitada. Se a novidade da Samsung for tudo o que a companhia promete, esse cenário deve mudar.
A empresa definiu a novidade como um “salto à frente”. O que a companhia fez foi criar um chip de memória flash com 64 gigabits que, combinado em grupos de 16, forma uma memória de 128 GB. “Essa é a maior capacidade de armazenamento de um desses chips já desenvolvido em todo o mundo”, afirmou Kwon Hyosun, gerente sênior da Samsung, à agência de notícias France Presse.
A memória flash tem como vantagem ser mais leve e mais barata, se comparada ao disco rígido. Ela também consome menos energia, o que pode ser um fator importante quando considerados aparelhos portáteis. Para desenvolver o chip de 64 gigabits, a companhia utilizou um processo baseado na nanotecnologia (um nanômetro é a bilionésima parte de um metro; um fio de cabelo tem cerca de 80 mil nanômetros de espessura). De acordo com a Samsung, o novo produto poderia criar um mercado de US$ 20 bilhões até 2011, criando novas aplicações para diversos itens multimídia, como tocadores, câmeras digitais e telefones celulares.
initZoom('mudaFonte');

site: http://www.g1.com.br/ postado por Lucas Santiago

Taxistas de NY encerram greve contra GPS

Autor: Jorge Augusto Palma

Os motoristas de táxi de Nova York anunciaram que retomarão suas atividades na próxima terça-feira (23) e definirão uma nova estratégia após a greve parcial realizada nesta segunda. Os profissionais protestam contra a instalação em seus veículos de aparelhos de navegação por satélite, os chamados GPS, que rastrearão seus movimentos. A paralisação, no entanto, foi parcial. Pela manhã, muitos dos 13 mil táxis registrados na cidade estavam circulando. "Amanhã, voltaremos ao trabalho", declarou Bhairavi Desai, presidente da Aliança de Trabalhadores de Táxis, ao fim de um dia de greve que não causou grandes alterações no transporte urbano da cidade. Segundo Desai, "cerca de 60% dos taxistas aderiram à greve". Para a Prefeitura, foram apenas 5% dos motoristas.
"Acreditamos que a maioria entrou em greve, mas temos de nos reunir, já que não alcançamos a maioria que esperávamos", admitiu a dirigente de origem indiana. Para combater o movimento grevista, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, implementou um "plano de contingência" que permitiu. que os motoristas cobrassem mais e levassem mais de um passageiro por viagem. Foi a segunda vez que os taxistas nova-iorquinos entram em greve pelo mesmo motivo. Nos dias 5 e 6 de setembro, a Aliança de Motoristas de Táxis de Nova York (NYTWA), principal sindicato, que representa 8.000 filiados, conseguiu a adesão de 30% dos motoristas.
· Nova lei
A partir de 1º de outubro, conforme as disposições municipais, os táxis da cidade deverão ser equipados com sistemas GPS, que permitem determinar a localização exata de cada veículo. Também serão instalados sistemas que permitirão ao passageiro pagar com cartão de crédito, procurar o endereço de um restaurante ou ler as notícias.

Os motoristas evocam uma "invasão de privacidade", já que serão rastreados inclusive em suas horas livres, mas outros querem evitar um controle fiscal mais rígido de seus rendimentos.
Fonte:www.g1.com.br
Postado por Gustavo Miranda e José Henrique Viana.

A palavra “youtube” foi feita a partir de dois termos da língua inglesa: “you”, que significa “você” e “tube”, que provêm de uma gíria que muito se aproxima de “televisão”. Em outras palavras seria a “televisão feita por você”. Essa é justamente a principal função do fenômeno da internet: permitir que os usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital.

O Youtube foi criado em fevereiro de 2005, por Chad Hurley e Steve Chen, dois funcionários de uma empresa de tecnologia situada em São Francisco, EUA. O site surgiu em virtude do inconveniente que era compartilhar arquivos de vídeo, já que estes eram muito grandes, o que dificultava seu envio por e-mail.

O site permite que os usuários coloquem seus próprios vídeos na rede, sendo visualizados por qualquer pessoa no mundo inteiro. O Youtube utiliza o formato Macromedia Flash para reproduzir os conteúdos, além de permitir que usuários coloquem os vídeos em seus blogs e sites pessoais. Todo o potencial do Youtube foi reconhecido pela revista americana Time, que elegeu o site como a melhor invenção de 2006. Devido ao grande sucesso do Youtube, em outubro de 2006, a gigante Google anunciou a compra do site pela quantia de US$1,65 bilhão, unificando os serviços do seu próprio site de compartilhamento de vídeos, Google Vídeo, ao Youtube.

A principal regra do site é o não-compartilhamento de vídeos protegidos por direitos autorais, fato que na maioria das vezes não é cumprido. Outro fato que chamou a atenção de todos foi uma determinação judicial no dia 05 de janeiro de 2007 que ordenava o bloqueio do site. Essa determinação havia sido ocasionada pelo polêmico vídeo envolvendo uma apresentadora de TV trocando carícias com seu namorado em uma praia espanhola. Isso acarretou o bloqueio de cerca de 5,5 milhões de usuários brasileiros, o que fez despertar uma onda de protestos contra a medida.

No dia 09 de janeiro foi declarado que o site não deveria ser bloqueado. Estima-se que diariamente cerca de vinte mil novos vídeos são carregados e trinta milhões são assistidos no Youtube.

Desbloqueio de Iphones

Cerca de 250 mil iPhones estão desbloqueados.

Número representa 18% do 1,4 milhão de aparelhos vendidos desde junho. Lucro da empresa cresceu 67% nos últimos três meses.

Mais de um milhão de pessoas compraram o iPhone, diz a Apple. E cerca de 250 mil deles desbloquearam seus aparelhos, admite a empresa, segundo reportagem do site "The Register".
Foram vendidos 1,4 milhão de iPhones desde junho, dos quais 250 mil (18%) foram desbloqueados para funcionarem com programas alternativos e não dependerem do serviço de telefonia da AT&T.

Desde o lançamento, a Apple se posicionou contra o desbloqueio. O conflito com consumidores (e hackers) colecionou capítulos de uma história ainda sem conclusão.

Depois que os primeiros iPhones foram desbloqueados, a Apple anunciou uma atualização pela loja virtual iTunes que, entre outras mudanças, inutilizaria os aparelhos “destravados”.

Soluções para reverter esse “bloqueio” de iPhones vazaram na internet e, na França, a empresa foi obrigada a vender o iPhone “desbloqueado”, já que é proibida a venda casada (aparelho + contrato de telefonia) no país.

Na última quarta-feira (17), Steve Jobs anunciou um kit de desenvolvimento de softwares para o iPhone, que deve ser lançado em fevereiro de 2008.

Lucro em alta


A empresa planeja vender 10 milhões de iPhone durante o primeiro ano de mercado do aparelho, lançado em 29 de junho de 2007. O lucro líquido da Apple subiu 67% no quarto trimestre fiscal, para US$ 904 milhões. Vendas de computadores Macintosh e do iPhone contribuíram para o resultado.

O iPhone está disponível em modelos de 8 GB (US$ 399) e 4 GB (US$ 299). Quando foi lançado, custava US$ 599. Em seguida, o preço foi reduzido a US$ 399, o que gerou descontentamento dos primeiros compradores e rendeu processo de uma consumidora insatisfeita. Dois meses depois do lançamento, a Apple anunciou bônus de US$ 100 para quem havia comprado os primeiros modelos.
Fonte: g1.globo.com
Postado por Carmen dos Humildes
Novos sites 'lêem' DNA e prometem encontro com ancestrais
Postado por Larissa Barros
Dois novos serviços pela web mostram quem são e de onde vieram os usuários
Anick Jesdanun, da AP

Componentes.montarControleTexto("ctrl_texto")
No Ancestry.com, é possível construir árvore genealógica a partir de banco de dados
NOVA YORK - Dois novos serviços lançados na internet com intervalo de uma semana mostram o crescente interesse das pessoas por testes de DNA que mostram quem são seus antepassados e as ensinem um pouco mais sobre suas vidas.

O GeneTree, inaugurado nesta terça-feira, 23, e o Ancestry.com, lançado na terça-feira passada, dia 16, vendem kits para teste de DNA por menos de US$ 200. Usuários podem construir árvores genealógicas e contatar outras pessoas com DNA próximo ao da família.

Pesquisas de genealogia têm se tornado populares em anos recentes por causa do acesso a bancos de dados facilitado pela internet. De acordo com o instituto Pew Internet and American Life Project, um quarto dos internautas fez buscas sobre seu sobrenome na rede.

Além disso, muitos recorreram a testes de DNA para ter conclusões mais aprofundadas, afirma Dick Eastman, autor de um periódico sobre genealogia online. Embora o DNA não forneça todas as respostas, como nomes e datas precisas, ele ajuda a traçar um caminho, diz ele.

O serviço agrada particularmente os americanos negros, já que a maioria não conhece os antepassados por ser descendente de escravos, afirma Eastman. Pessoas do leste europeu, judeus e outros grupos em particular também contam com registros históricos falhos.

O presidente do GeneTree, James Lee Sorenson, afirma que seu site tem acesso exclusivo à base de dados da organização não-governamental Sorenson Molecular Genealogy Foundation. O grupo coletou DNA de 100 mil pessoas no mundo todo e desenvolveu pesquisas de ancestralidade para produzir um arquivo com 6 milhões de registros.
.

Além de encontrar parentes, os testes de DNA ajudam as pessoas a saber de onde vieram seus ancestrais milhares de anos atrás. É possível saber de que região partiam ainda em fases pré-históricas.

Ambos os sites estão incorporando elementos de redes socais, como Facebook, MySpace e Orkut, para aproximar possíveis parentes e facilitar a comunicação entre usuários.
Retirado do sitewww.estadão.com.br

Superscanner mostra os segredos da Mona Lisa


Por séculos a Mona Lisa tem encantado entusiastas de arte que não conseguem deixar de especular sobre as origens e o significado da obra. Um inventor francês acredita ter algumas respostas, inclusive o destino dos famosos cílios e sobrancelhas inexistentes na pintura.


O engenheiro parisiense Pascal Cotte, 49 anos, disse que seus scans digitais ultra-detalhados da pintura permitem cavar através de camadas de tintas para "ver" o passado do quadro da mulher de um mercador, pintado por Leonardo Da Vinci no século XVI.
A pintura mais famosa do mundo tinha originalmente as duas sobrancelhas e cílios, de acordo com Cotte. Ele diz que seus scans de 240 megapixels mostram que existem traços da sobrancelha esquerda, tapada por uma restauração feita há muito tempo.
"Com apenas uma foto você vai mais fundo na construção da pintura e entende porque Leonardo era um gênio", disse Cotte na inauguração da exposição onde ele mostra seus achados.
Como menino que cresceu em Paris na década de 60, Cotte disse que ficou muitas horas olhando para a Mona Lisa a primeira vez que a viu no Louvre. Ele mais tarde usou seu treinamento científico com luzes e óptica para desenvolver uma câmera que permitisse examinar o objeto de sua obsessão.
Cotte estima que gastou cerca de 3 mil horas analisando os dados das imagens escaneadas que fez da pintura há três anos. Utilizando sensores para detectar a luz de um espectro visível, além de ultravioleta e infravermelho, a câmera permitiu que o pesquisador fizesse outras descobertas:
- Da Vinci trocou a posição de dois dedos da mão esquerda da mulher retratada.
- O rosto da mulher era originalmente mais largo e o sorriso mais expressivo que o atual.
- Ela segura um lenço que desbotou com o passar dos anos.
Cotte disse que suas análises também mostraram as cores da pintura como eram na época de Da Vinci. O tempo, verniz e restaurações resultaram em uma pintura que, atrás de seu vidro à prova de balas, parece saturada em verdes, amarelos e marrons.
Trabalhando com uma imagem de 22 GB, feita utilizando 13 filtros de diferentes cores, em comparação aos típicos três ou quatro das câmeras digitais, Cotte criou uma reprodução da Mona Lisa com os azuis e brancos que ele acredita representarem a pintura em sua forma original. "Para a próxima geração, garantimos que teremos a verdadeira cor desta pintura", disse.
Apesar de alguns historiadores expressarem ceticismo sobre as descobertas de Cotte, ele espera que sua técnica possa ser usada para guiar futuros trabalhos de restauração em outras obras em todo o mundo.
Desde o trabalho com a Mona Lisa, Cotte já fez fotos de altíssima resolução de outros 500 quadros, inclusive de autores como Van Gogh, Brueghel, Courbet e outros mestres europeus. "Precisamos do máximo de informação para passar a nossa herança cultural aos nosso filhos", falou.



Paloma Carvalho.

Samsung pode produzir memórias USB de 128 Gb

A Samsung Electronics, maior produtor mundial de chips para computadores, anunciou hoje que desenvolveu a capacidade para produzir dispositivos de memória USB de até 128 gigabytes, segundo informou a agência sul-coreana Yonhap.
A companhia desenvolveu memória USB baseada em tecnologia de 30 nanômetros (milionésimos de milímetro), que permitirá concentrar maior informação em menos espaço graças ao novo hardware de 64 gigabits. O avanço criará uma nova geração de cartões USB, com capacidade para armazenar até 80 filmes em alta resolução.
O dispositivo USB terá como principal destino o mercado de telefonia celular, as câmeras digitais e os aparelhos para reprodução de música. O volume de negócio no setor chegará a US$ 20 bilhões nos próximos três anos, segundo a Samsung.Desde que começou a produzir dispositivos de memória de 256 megabits, em 1999, a Samsung dobrou a capacidade de armazenamento a cada ano, informou a Yonhap.
  • Postado por: Milena Oliva

Sergio Arno: 20 anos de paixão gastronômica

Ivo Madoglio
Clientes antigos, convidados escolhidos a dedo, amigos, familiares e celebridades estiveram presentes, no último dia 17, na casa do grande chef. Emocionado Sergio Arno fez um breve discurso relatando como o La Vecchia Cuccina foi iniciado. “Comecei com apenas US$ 10 mil e nunca imaginei que o meu negócio fosse dar certo”, relatou Arno. Durante o jantar, os convidados puderam experimentar alguns dos melhores pratos que iniciaram a trajetória do La Vecchia Cuccina, entre eles um delicioso risoto de camarão.
Mas quem pensa que as surpresas terminam por aí, está enganado. Em novembro, Sergio Arno, irá inaugurar o Boteco da Pizza, com pizzas feitas até então só para os amigos em sua casa. As pizzas seguirão o padrão original da Itália. Sua massa será bem fina e crocante e os recheios são de dar água na boca. Uma trajetória de sucesso Sergio Arno abriu o La Vecchia Cucina aos 20 anos, tão logo retornou de longa viagem à Itália. Lá aprendeu muito do que sabe hoje sobre culinária em um estágio no original La Vecchia Cucina, em Florença, emprego em que começou como lavador de pratos e passou a gerente em menos de um ano. A temporada na Europa incentivou Arno a abrir seu próprio Vecchia aqui no Brasil. O local escolhido por ele foi um falido restaurante italiano que na época era administrado por um japonês. Sem dinheiro, pediu um empréstimo ao pai e montou seu primeiro empreendimento. Os US$ 10 mil que Carlos Arno emprestou ao filho cobriram despesas básicas, mas não livrou Sergio de colocar a mão na massa e pintar ele mesmo o toldo verde do antigo prédio. Mas nem de longe ele imaginava o barulho que causaria por aqui. Ao elaborar o cardápio de abertura de seu novo restaurante Sergio Arno apresentou-o ao maior crítico gastronômico da época, Silvio Lancelotti, que ficou boquiaberto com tanta criatividade. Na noite de estréia do La Vecchia Cucina, o chef contava com uma equipe de duas pessoas: ele e um lavador de pratos. O restaurante lotou, e a noite que tinha tudo para ser um sucesso, foi um caos. Isso em uma época que grandes restaurantes, como o Arabesco, Amadeus e Dressing surgiam e os guias e roteiros eram – como ainda são hoje – os responsáveis por avaliar e eleger a elite gastronômica da cidade. No dia seguinte, o Jornal da Tarde publicou uma reportagem de página inteira com o título “Jovem romântico abre restaurante em São Paulo”. A partir de então, a cada dia a casa estava mais cheia, para o desespero do cozinheiro que ainda não tinha conseguido montar uma equipe. Com tanto trabalho, Sergio Arno quase desistiu de sua vocação. Mas não foi isso que aconteceu – ainda bem! Ao contrário, a inauguração do La Vecchia Cucina em São Paulo “foi um marco na renovação da alta gastronomia italiana na cidade e transformou Sergio Arno em uma celebridade instantânea dos fogões”, de acordo com Nana Caetano, na época repórter da revista Veja São Paulo. O La Vecchia Cucina continuou um sucesso absoluto, e em 1991 mudou o endereço para a Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi, agora reduto da boa culinária paulistana. O bairro que hoje concentra o maior número de restaurantes de prestígio e requinte gastronômico não poderia deixar de abrigar a história e a tradição do La Vecchia Cucina de Sergio Arno. Em 2006 o La Vecchia Cucina passou por uma grande reforma estrutural. A nova iluminação deixou-o com ares mais modernos, a decoração mais clean trouxe a sofisticação italiana às mesas e a casa ganhou ainda um piano-bar. Sergio continuou inovando em suas receitas, agora com mais uma novidade, os petiscos chiques que passou a servir no cardápio de bar. Com a reforma chegou também um novo conceito ao La Vecchia Cucina, de que não é preciso gastar muito para comer bem. Os preços do cardápio tornaram-se mais acessíveis e deram espaço para a criação de um menu executivo voltado ao público que apesar da pressa, não deixa a saúde de lado e prima por uma boa alimentação, mesmo que em meio à correria do dia a dia de uma cidade como São Paulo. Com a característica de manter o cardápio sempre atualizado, renovando a carta cerca de duas vezes ao ano, o primogênito de Carlos Arno vislumbrou o sucesso e chegou ao topo. Com massas e molhos desenvolvidos e fabricados pelo chef, o La Vecchia Cucina conta hoje com um menu diversificado. Risotos, saladas, peixes, carnes e aves compõem um desfile gastronômico digno de quem já ganhou o prêmio “Gula 2006” pela excelência em alta gastronomia. As idéias de Sergio Arno acompanharam toda a evolução da gastronomia nesses 20 anos de La Vecchia Cucina e novidades não faltam nessa história de sucesso. Arno incluiu carne de cabrito em seu cardápio, quando percebeu a tendência do século, de preocupação com a saúde relacionada à alimentação, inovou com música ao vivo nos jantares ao ver que o público mais jovem também gosta de ser bem atendido e comer bem em um lugar agradável. Radicalizou novamente ao incluir as tardes de sábado com feijoada, quando o prato símbolo da culinária típica brasileira passou a ser considerado “in”, acompanhado de caipirinha, claro. Manter-se no topo não é uma tarefa simples. Somente um apaixonado pela profissão e pela qualidade gastronômica é capaz de criar uma marca e fazer dela um conceito. Hoje, aos 20 anos, o La Vecchia Cucina reafirma e mantém a tradição culinária que frisou desde o início. A responsabilidade com a satisfação do cliente, além da interação da equipe comandada por Sergio Arno faz do La Vecchia Cucina o empreendimento digno de todas as reverências. Além do La Vecchia Cuccina, Sergio Arno ainda possui os restaurantes: La Pasta Gialla; Alimentari; Boteco da Pizza; Duets e 33 Sergio Arno.

Postado por Maria Juliana Abreu

Orkut deixa Google 'sob fogo cruzado' no Brasil, diz jornal

Orkut deixa Google 'sob fogo cruzado' no Brasil, diz jornal

Postado por: Cinthia, Maiana, Thiago

Uma reportagem do prestigiado diário financeiro The Wall Street Journal afirma que o site de relacionamentos Orkut está deixando sua controladora, Google Inc, sob o fogo cruzado no Brasil. A reportagem relata as acusações de que a Google faz pouco para combater crimes como racismo e pedofilia no Orkut, um dia depois de a Google Inc anunciar um lucro de US$ 1 bilhão no último trimestre - um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O site surpreendeu a Google ao virar uma coqueluche no país. Mas o sucesso trouxe dois "efeitos colaterais": a multiplicação de comunidades de conteúdo racista, ofensivo e mesmo criminoso, e o desafio de gerar receitas em um ambiente de forte desconfiança de anunciantes.
"Críticos no Brasil divulgaram um relatório mostrando anúncios do Orkut ao lado de fotografias de crianças desnudas e animais sendo abusados", descreve o texto. "A Google suspendeu imediatamente os anúncios, mas a companhia de Mountain View, na Califórnia, ainda está lutando contra a campanha dos críticos do Orkut."
Segundo a reportagem, o Orkut registra tantos casos de pedofilia e crimes online quanto qualquer outro site semelhante - mas ainda assim grandes anunciantes como Diageo estão deixando de anunciar nas suas páginas.
No pior caso, a Google enfrenta acusações criminais na Justiça de São Paulo por se recusar a fornecer dados de seus usuários requisitados pela polícia. "O produto cresceu mais rápido que o suporte", disse o diretor da Google no Brasil, Alexandre Honagen. Esse problema é maior no exterior do que nos Estados Unidos, diz o WSJ, porque no país norte-americano as leis de privacidade na Internet e de liberdade de expressão são "relativamente bem desenvolvidas".
Fonte: Terra

Ciência como não deve ser

Propaganda sem controle na internet alardeia falsas informações sobre produtos e engana o público leigo.Uma ONG baseada em Londres, chamada Sense About Science e formada por mais de 3 mil jovens cientistas que têm por objetivo levar a ciência útil para perto da população leiga, desmascarou uma série de empresas cujos produtos são anunciados na internet e que alardeiam uma série de vantagens mal explicadas.Os pesquisadores Frank Swain e Alice Tuff utilizaram um parco recurso e o esforço de um grupo de 33 jovens cientistas que participam de fóruns na internet para esclarecer dúvidas de leigos em uma iniciativa intitulada VoYS – Voice of Young Science.Esse grupo de colaboradores escolheu algumas das mais estranhas propagandas na internet e telefonou ou se serviu de e-mail para se comunicar com os responsáveis pelo produto anunciado e discutir o mecanismo de ação deles e a base científica que comprovasse a sua eficácia.Os produtos escolhidos variaram de um CD que canalizava 34 mil ondas magnéticas homeopáticas do computador para o corpo do comprador a um spray que protegia o corpo contra radiação eletromagnética. Foram de polivitamínicos que potencializam a nossa energia a emplastros que absorvem as toxinas do corpo durante o sono. De um pingente que protege contra ondas eletromagnéticas externas e organiza o nosso próprio campo para um nível mais saudável até uma solução com íons negativos de oxigênio, cujas gotas tornariam qualquer líquido potável. Os atendentes, assim como os anúncios, utilizam termos técnicos nem sempre verdadeiros e que nunca fazem sentido. Muitas vezes os pesquisadores eram orientados a acessar no site do produto mais informações, mas que nunca eram de origem comprovada, ou a acessar o Wikipédia, ou o próprio Google para obter detalhes, nunca uma fonte científica séria. É como um deles respondeu: “Eu não tenho nada mais concreto...” que o website.Uma das fábricas, a famosa Clarins, promoveu um produto que protegia as células da pele contra campos eletromagnéticos e até publicou um estudo, porém, feito em células fora do corpo humano. Mas não respondeu a nenhuma das perguntas da dra. Frances Downey, encarregada de investigar o artigo em questão. Posteriormente, a agência governamental que controla a propaganda nos Estados Unidos declarou que a Clarins não demonstrou que o seu produto era realmente eficaz. E, mais, que a propaganda feita induzia o público a acreditar que as ondas eletromagnéticas produzidas pelos produtos modernos lesavam a pele, algo que ainda está para ser provado.Quando os pesquisadores conseguiam conversar com o desenvolvedor do produto, invariavelmente este parecia convencido de que o que anunciava era eficaz, mas invariavelmente também não possuía o background científico para explicar como ele funcionava, e com freqüência se utilizava de termos errôneos e falsos.É comum entre esses estelionatários a argumentação da pressão que os grandes laboratórios exercem sobre a ciência e que o seu produto prefere ficar longe das revistas científicas para fugir do assédio desses poderosos. Isso dificulta a discussão de quem compra o produto com alguém tecnicamente apto a questioná-lo.O mais revoltante é que os compradores desses produtos em geral são pessoas desesperadas, com doenças crônicas ou incuráveis, sem muita esperança na medicina científica e que ficam sujeitas a fazer qualquer coisa, mesmo que não tenha eficácia comprovada. Depois de frustrantes e infrutíferas buscas de informação científica verdadeira e útil nos telefonemas, os pesquisadores concluíram que, primeiro, a falta de preparo e até o discurso malfeito dos atendentes indicam que ninguém faz perguntas ou questiona a verdadeira utilidade do produto anunciado, e, segundo, é uma obrigação civil dos cientistas caçarem as desinformações e mentiras e desmascará-las, pois se eles não o fizerem quem irá fazê-lo?
E declaram: “Estamos cheios de anúncios pseudocientíficos que brincam com o desespero de leigos e espalham frustração e desinformação. Isso deve ser considerado um erro mal-intencionado. Informações pseudocientíficas divulgadas ao público deveriam sofrer o mesmo rigor que estudos científicos sofrem para ser publicados. E todos os envolvidos devem ser desmascarados e legalmente responsabilizados”.

Site: www.cartacapital.com.br
Postado por: Paula Viana

Site de músicas piratas é fechado

Postado por Diana Barreto e Flávia Passos.

As polícias britânica e holandesa desmantelaram o site OiNK, considerado a principal fonte mundial de download de álbuns pirateados antes mesmo de seu lançamento. O anúncio foi feito hoje pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), depois de uma investigação que durou dois anos.
Em torno de 180 mil usuários-membros pagavam "doações" via cartão de débito ou de crédito para ter acesso ao catálogo de músicas do OiNK e a outras mídias no site. Especialistas na indústria afirmam que o site forneceu acesso a mais de 60 álbuns antes de seu lançamento apenas neste ano.
"Não se tratava de um caso de amigos trocando canções. Era uma rede mundial para ter acesso a músicas que eles não tinham direito e para colocá-las na Internet", disse Jeremy Banks, chefe da unidade antipirataria da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), que ajudou a polícia na investigação.

Retirado do site: www.terra.com.br

Avatares movidos pela força do pensamento


Japão - Estudiosos da Universidade Keio, em Yokohama, desenvolveram um "capacete" que permite controlar avatares no Second Life com o pensamento. Áreas específicas do cérebro são monitoradas por sensores, estes enviam sinais que depois são convertidos e acionam os comandos em um teclado. O sistema é um exemplo de Brain-Computer Interface (BCI).Por enquanto, a invenção só permite que o avatar caminhe, sem executar funções mais avançadas. Mas, com certeza, este é apenas o primeiro passo.

Postado por Thiago Queiroz


Acessório faz jogadores 'sentirem' tiros em games





A empresa TN Games, desenvolveu uma roupa para que os jogadores 'sintam' o impacto dos tiros em games de tiro em primeira pessoa (FPS). A partir do próximo mês, os games Incursion, da própria TN Games, e Call of Duty II, da Activision, serão vendidos juntamente com a roupa. O pacote custará US$ 189.


A TN Games também já desenvolveu programas para que outros games sejam compatíveis com o acessório. As atualizações estarão disponíveis gratuitamente para os donos da 3rd Space FPS Vest. "Mal podemos esperar para ver os jogadores dos games Quake e Doom experimentarem a 3rd Space e se sentirem dentro dos games", afirmou Mark Ombrellaro, fundador e executivo chefe da TN Games. "Nós acreditamos que o acessório não apenas melhora a jogabilidade dos games, mas também oferece uma experiência totalmente nova para o jogador".
Postado por Júnior Clemente


Nova memória flash pode armazenar até 80 filmes

Tecnologia baseada em nanotecnologia expande para 128 GB capacidade dessa memória. Essa alternativa ao disco rígido é considerada mais barata e consome menos energia
Paulo Victor
A Samsung Electronics anunciou nesta terça-feira (23) o desenvolvimento de uma tecnologia que aumenta a capacidade de armazenamento da memória flash -- alternativa que já substitui discos rígidos em equipamentos portáteis, como alguns modelos do iPod. A novidade, que deve chegar ao mercado em 2009, tem 128 GB de memória. Com essa capacidade, exemplifica a empresa, seria possível armazenar 80 filmes em alta definição e 32 mil arquivos de música no formato MP3. O tocador iPod com maior capacidade de armazenamento (160 GB) utiliza disco rígido, pois atualmente a memória flash tem capacidade limitada. Se a novidade da Samsung for tudo o que a companhia promete, esse cenário deve mudar. A empresa definiu a novidade como um “salto à frente”. O que a companhia fez foi criar um chip de memória flash com 64 gigabits que, combinado em grupos de 16, forma uma memória de 128 GB. “Essa é a maior capacidade de armazenamento de um desses chips já desenvolvido em todo o mundo”, afirmou Kwon Hyosun, gerente sênior da Samsung, à agência de notícias France Presse. A memória flash tem como vantagem ser mais leve e mais barata, se comparada ao disco rígido. Ela também consome menos energia, o que pode ser um fator importante quando considerados aparelhos portáteis. Para desenvolver o chip de 64 gigabits, a companhia utilizou um processo baseado na nanotecnologia (um nanômetro é a bilionésima parte de um metro; um fio de cabelo tem cerca de 80 mil nanômetros de espessura). De acordo com a Samsung, o novo produto poderia criar um mercado de US$ 20 bilhões até 2011, criando novas aplicações para diversos itens multimídia, como tocadores, câmeras digitais e telefones celulares
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL155248-6174,00-NOVA+MEMORIA+FLASH+PODE+ARMAZENAR+ATE+FILMES.html

Skype prepara seu próprio celular


A empresa de telefonia via Internet Skype está preparando um celular para que os usuários possam utilizar seus serviços sem depender de um computador. O White Phone deve começar a ser vendido no final deste mês na Grã-Bretanha, Itália, Hong Kong e Austrália.
O celular terá um software desenvolvido com a iSkoot, e um botão permitirá o acesso direto às funcionalidades de VoIP. Entre outros benefícios, inclui um terminal com conectividade para o tráfego de dados e capacidade multimídia. O custo das chamadas entre usuários do Skype será, como é atualmente, gratuito.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o software da Skype, que permite aos usuários fazer chamadas gratuitas pela Internet, já funciona em alguns dos celulares vendidos pela operadora 3. Mas o novo aparelho é o primeiro encomendado pela Skype e será mais fácil de usar que os modelos atuais que são compatíveis com o software da empresa.
Postado por: Lígia Galvão

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Um jovem de 19 anos vai enfrentar no tribunal, na próxima segunda-feira (22), acusações sobre ter invadido o sistema de emergência dos Estados Unidos

postado por Lidiane Maria

Jovem de 19 anos invadiu sistema para chamados de emergência (911). Falso pedido de socorro fez com que a Swat se deslocasse inutilmente.
Um jovem de 19 anos vai enfrentar no tribunal, na próxima segunda-feira (22), acusações sobre ter invadido o sistema de emergência dos Estados Unidos (911) e criado um falso pedido de socorro. Por conta disso, uma equipe da Swat (polícia de elite norte-americana) se deslocou inutilmente por 1,2 mil km, segundo o site de tecnologia “The Register”. O jovem Randall Ellis, de Mukilteo (Washington), teria acessado sem autorização o sistema para emergências de Orange County, na Califórnia, e criado um falso chamado vindo de uma residência que ele escolheu a esmo. O falso registro criado pelo jovem afirmava que um adolescente havia sido atingido no ombro e que os responsáveis pelo ataque também ameaçavam matar sua irmã. Pouco depois do chamado registrado no dia 29 de março deste ano, oficiais da Swat equipados com rifles, cachorros e um helicóptero foram até a região de Lake Forrest, na Califórnia, de onde vinha o pedido de socorro. A chegada assustou o verdadeiro morador da casa onde o suposto ataque acontecia. Ele saiu armado com uma faca de cozinha e foi algemado, assim como sua esposa, enquanto os dois filhos do casal dormiam. Autoridades classificaram Ellis como um “hacker de computador”, mas não deram detalhes sobre suas ações -- isso poderia facilitar o “trabalho” de pessoas mal-intencionadas. A análise de peritos de informática levou os policiais até o jovem, que foi preso na última sexta-feira (12) em Mukilteo. A agência de notícias Associated Press afirma que o trabalho de identificação do hacker levou meses. “Foi uma experiência horrível”, afirmou o dono da casa, identificado como Doug B., segundo o jornal local “Orange County Register”. “Você acha que está a salvo em sua casa, não tínhamos idéia do que estava acontecendo”, afirma o homem que diz ter ficado preocupado com segurança durante muito tempo depois do ocorrido. De acordo com o site “The Register”, o jovem hacker responderá por acesso não-autorizado a um sistema de computação, fraude e falso alerta sobre crime. Autoridades desconfiam que o jovem tenha criado outros alertas falsos no sistema de emergência 911, fazendo com que a Swat se deslocasse inutilmente em outras três ocasiões.
initZoom('mudaFonte');

Retirado do site G1

Sites convocam internautas para criar “Orkut Genealógico”.

Além dos nomes de antepassados, sites de genealogia ampliam suas pesquisas entre os vivos com um novo objetivo: colocar na rede uma grande árvore genealógica de toda a humanidade.Essa iniciativa foi inspirada em sites de relacionamento como o ‘Orkut’ e ‘Myspace’.A compra nesta quarta-feira por mais de 300 milhões de dólares de um dos líderes mundiais da genealogia, o Ancestry.com -- com arquivos históricos com cinco bilhões de nomes -- por parte do fundo de investimentos Spectrum, ilustra o sucesso fulgurante e rentável desta atividade que interessa a todas as gerações.
A genealogia investiu na internet desde cedo, empolgada com a possibilidade de compartilhar dados. Com isso, floresceram páginas destinadas a historiadores ou aficionados. Mas estes sites foram substituídos por páginas interativas que se inspiram em sites de relacionamentos, como o MySpace ou o Facebook. Alguns sites buscam automaticamente correspondências, como o FamilyInHistory, o FamilyRelatives, o FamilyLink ou o TreeX.com. Inclusive o site de relacionamentos Facebook acaba de criar um aplicativo de genealogia. Outro desenvolvimento impactante é a genealogia genética. O Ancestry.com acaba de anunciar o lançamento do DNA.ancestry.com para propor serviços de genealogia genética, um setor em pleno desenvolvimento. Há uma semana vende 'kits' de testes de DNA, que permitem a cada um de seus clientes cartografar seu código genético para compará-lo com outros descendentes de um mesmo ancestral.

Postado por: Monique Tavares

Fonte: www.g1.globo.com

Caixa 'mágica' revela LCD triplo


Postado por: Lucas Santiago

É quase um apetrecho de mágicos: você abre a caixa e aquele cubículo cinza e sem graça se transforma em um computador com tela LCD tripla. Bem mais interessante que um coelho ou um ramo de flores, inclusive. Apesar do nome da empresa, Acme, o mesmo usado pelos produtos comprados pelo Coiote para destruir o Papa-Léguas, o negócio aqui é sério. E não explode. Cada tela tem 17 polegadas, resolução de 1280x1024 e tempo de resposta de 5ms, e o computador é equipado com Intel Core 2 Quad (de quatro núcleos) Q6600 de 2,4 GHz, placa de vídeo dual nVidia 8800GTX e oito canais de áudio. Pelas configurações, é fácil perceber o público alvo do "brinquedo": gamers que precisam levar suas máquinas para lan-parties. O site do produto não diz quanto ele pesa nem quanto custa, mas algo me diz que não é tão leve assim...nem tão barato.
Retirado do site chipsheep.globolog.com.br/, Alessandra Carneiro

Jovem quebra em 30 min filtro antipornografia do governo

Postado por Paulo Victor Jesus da Silva

Um jovem de Melbourne, na Austrália, hackeou o novo filtro implantado pelo governo e que custou 84 milhões de dólares australianos, cerca de R$ 135 milhões, em cerca de 30 minutos. Tom Wood, 16 anos, não teve trabalho ao quebrar o sistema contra pornografia.
Tom estuda em uma escola particular e demonstrou ao jornal Herald Sun como desativar o filtro com poucos cliques. Com sua técnica, o software não é apagado, mas continua ativo, dando a impressão que ainda está ativo.
Tom acredita que uma criança com um bom conhecimento online poderia publicar a forma de passar pelo sistema em um site. O jovem conversou com a ministra das comunicações, Helen Coonan, sobre segurança online e sugeriu que o país desenvolvesse um filtro melhor.
O governo aprimorou o programa depois do sucesso de Tom conseguir desabilitá-lo. O jovem levou 40 minutos para conseguir passar também pela atualização."O governo deveria ter gasto todo este dinheiro desenvolvendo um serviço próprio e não comprando um cheio de falhas", declarou Tom.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1860193-EI4802,00.html

Homem é preso por adicionar esposa na web

postado po Diana Barreto

O engenheiro inglês Dylan Osborn, 37, foi preso após adicionar sua ex-mulher em lista de amigos do Facebook.
De acordo com o jornal inglês Daily Telegraph, Dylan estava judicialmente proibido de entrar em contato com sua ex-mulher após ameaçá-la por e-mails e mensagens SMS.
Dylan e Claire Tarbox foram casados por 10 anos e têm um filho de 8 anos, mas há três anos vivem separados.
Contrariado com o fim do relacionamento, Dylan teria ameaçado diversas vezes sua ex-mulher até que foi totalmente proibido de entrar em contato com ela. Na última semana, porém, Claire recebeu um convite de Dylan para tornar-se sua amiga no serviço de rede social Facebook e denunciou o ex-marido à polícia.
Por descumprir uma ordem judicial, Dylan foi preso e condenado a ficar 10 dias na cadeia, como advertência. Os advogados de Dylan, no entanto, conseguiram tirá-lo da prisão antes do homem cumprir toda a pena.
Dylan explicou que não teve a intenção de contatar sua ex-mulher. O engenheiro disse que, ao entrar no Facebook, habilitou sem querer um recurso que envia convites a todos seus contatos de e-mail, o que gerou a confusão.

Retirado do site Infoonline

"O sucesso do Orkut no Brasil é um fenômeno"

Publicado por: Gustavo Miranda

O criador de um dos sites mais populares do Brasil, o Orkut, está aqui. Orkut Buyukkokten, o jovem engenheiro turco (ele tem 28 anos) que praticamente ensinou o internauta brasileiro a se relacionar melhor com seus coterrâneos e com o mundo via Web está no País para uma série de palestras.Inicialmente criado como um trabalho paralelo às suas atividades profissionais dentro do Google, algo que é incentivado pela própria empresa que permite a seus associados reservarem 20% de seu tempo dentro da companhia para tal fim, o site Orkut foi elaborado nas horas vagas como um projeto que visava a inclusão de um serviço baseado nos conceitos de engenharia social já explorados por outros, como o MySpace. No entanto, Orkut acreditava que uma interface mais amigável e simples poderia popularizar ainda mais esse tipo de serviço, principalmente em mercados pouco explorados. Em relação ao Second Life, site de ambiente virtual que tem sido visto como a evolução das redes sociais virtuais, Orkut se mostra cético. "Não creio que o Second Life seja um site de relacionamentos como o Orkut, o Friendster ou o MySpace. Embora as pessoas também o utilizem para conhecer outras, esse recurso é apenas uma parte da brincadeira", argumentou. Para ele, o Second Life está mais para um game online de RPG do que um site de engenharia social. "Tanto isso é verdade que quando você entra lá, você geralmente assume uma personalidade que não é necessariamente sua. Isso ocorre com muito menos intensidade nos sites tradicionais, onde ficam as informações reais do usuário como sua foto , seu perfil e assim vai".Mas e o futuro do Orkut? Podemos esperar novidades como uma versão móvel do site? "Embora ache os dispositivos móveis e tudo que os circunda algo fascinante, não posso falar nada sobre nossos projetos futuros", desconversou o elegante Orkut.


Materia completa no http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=6686 .

Óculos-monitor funciona até com iPod

“Nossos problemas acabaram!” Essa será, com certeza, a expressão dos aficionados pela mobilidade, e versatilidade, das novas tecnologias do áudio-visual quando souberem da nova invenção da empresa japonesa Masunaga Optical. O Teleglas T-4N são óculos com telas nas lentes que reproduzem vídeo em resolução de 640 x 480. Estes óculos japonês tem armação de titânio, pesa 50 gramas e custa cerca de US$ 1150. Este novo, e com certeza revolucionário, aparelho recebe sinais de vídeo de iPods e outros aparelhos. Os monitores dão a sensação ao usuário de estarem estar assistindo a uma TV de 42 polegadas a 2 metros d distância


GOOGLE AUMENTA LUCRO NO ÚLTIMO TRIMESTRE EM 46%

GOOGLE AUMENTA LUCRO NO ÚLTIMO TRIMESTRE EM 46%

Jorge Augusto Palma

A empresa de buscas na internet,a Google, dona do maior registro de lucro líquido,cerca de US$ 1,07 bilhão no último trimestre, o que representa um aumento de 46% em relação ano anterior, segundo dados divulgados hoje pela empresa. O lucro por ação nesse período foi de US$ 3,38.

Durante o terceiro trimestre de 2006, a empresa atingiu um ganho de US$ 733,4 milhões ou US$ 2,36 por título. Com a diferenças de alguns custos, o lucro por ação foi mais ou menos de US$ 3,91, valor acima dos US$ 3,78 por título, previstos pelos analistas de Wall Street.A receita total aumentou 57% e foram atingidos US$ 4,23 bilhões.Excluindo o US$ 1,22 bilhão pago a outros sites na internet, a receita supera os US$ 2,94 bilhões, previstos pelos analistas da Thomson Financial. "Estamos muito satisfeitos com o impressionante crescimento que registramos em todas as áreas de nosso negócio", afirmou o executivo-chefe da Google, Eric Schmidt, ao divulgar os resultados trimestrais da empresa.

Otimize o seu pc

Alguns programas e arquivos prejudicam os nossos pcs , impedindo um bom funcionamento. Geralmente esses lixos já vêm no próprio pc. Essa matéria diz um pouco de alguns programas que ajudam a excluir esses indesejáveis.Em seu computador são instalados vários “craplets” - programas inúteis que os fabricantes só instalam porque são pagos para isso.

Os craplets deixam a inicialização lenta e diminuem a velocidade de todas as operações. O PC Decrapifier é gratuito e remove dezenas de craplets automaticamente.


Dedalus System CleanerEle exclui arquivos temporários e histórico de internet, descobre arquivos duplicados e conserta erros de registro.Além disso, mostra quais programas prejudicam a inicialização e deleta os desnecessários. Não faz milagres, mas é o melhor para uma limpeza básica.

retirado do site:tarjapreta.org

postado por: Priscila Claro



Idosa martela PC de empresa por mau serviço

A americana Mona Shaw, 75 anos, se irritou com o mau tratamento que recebeu da assistência técnica da empresa Comcast e destruiu equipamentos da companhia a marteladas, de acordo com a notícia publicada hoje no Washington Post.
A aposentada adquiriu um pacote de serviços que incluía Internet, telefone e TV a cabo. Primeiro os instaladores não chegaram no dia marcado (13 de agosto), depois foram mas deixaram o serviço incompleto. Na semana seguinte, cortaram o serviço como um todo. Mona e seu marido resolveram então ir à loja da Comcast reclamar.
Chegando na loja, o casal foi instruído a se sentar em um banco na rua enquanto o gerente não chegava, sob o sol do verão. Depois de duas horas, um funcionário informou-os de que o gerente já havia ido embora e lhes desejou "um ótimo dia".
Uma semana depois do incidente, decidida a terminar com o período de espera, Mona pegou um martelo e convidou o marido para voltar com ela à loja. Ao chegar ao estabelecimento, a primeira coisa que a mulher fez foi destruir o teclado da atendente, depois o monitor e por fim o telefone. A marteladas.
Houve gritaria e a polícia foi chamada. Mona foi presa no local, depois de receber atendimento médico por causa da pressão alta. Como punição, foi multada em US$ 345 e proibida de se aproximar da loja da Comcast durante um ano.
Ao ser perguntado pelo repórter do jornal se ele havia tentado parar sua mulher, o marido de Mona respondeu: "Ah, não, não". Depois de tudo, Internet, telefone e TV a cabo foram corretamente instalados.

Postado por: Elton Sandes Teixeira.
Matéria do site, www.terra.com.br

Erros e acertos da Microsoft

Gates tenta reinventar a marca para fazer frente aos produtos da Apple e Nintendo.
Bill Gates escreveu um memorando, em maio de 1995, distribuído pela Microsoft, no qual declarou que a internet era “o desenvolvimento mais importante” desde a criação do computador. A companhia não chegou a dominar a nova fronteira, mas teve alguns sucessos importantes. O Internet Explorer ainda é o navegador mais utilizado no mundo, mesmo com a adesão cada vez maior ao Firefox.
Passada uma década, a empresa tenta se reinventar como uma provedora de entretenimento em várias frentes. Os acontecimentos em semanas recentes têm mostrado que a gangorra entre acertos e erros continua.
O lançamento mais esperado do ano no mercado de videogames foi o Halo 3, um jogo para o Xbox 360, console da empresa americana que compete com o Wii da Nintendo e o Playstation 3 da Sony, por um mercado mundial de cerca de 30 bilhões de dólares.
Entre 25 de setembro, quando as vendas foram iniciadas à meia-noite, até 4 de outubro, o jogo rendeu mais de 300 milhões de dólares para a companhia e dobrou a venda dos consoles Xbox 360.
Os números impressionam, mas alguns detalhes deixaram os jogadores decepcionados. Aqueles que pagaram 10 dólares a mais pela edição especial do Halo 3 ganharam uma bonita caixa de metal, mas que não segurava adequadamente o disco e riscava o conteúdo. Ou seja, ao chegar em casa, o jogo travava. Os consumidores que enviarem o disco defeituoso de volta receberão um novo, sem custos, no prazo de duas semanas.
Anteriormente, a companhia tinha passado por outro problema, quando teve de aumentar o período de garantia do Xbox 360, porque alguns compradores receberam sistemas defeituosos, estimados em cerca de 30% do total vendido. Um erro com custo de 1 bilhão de dólares.
Além do mercado de videogames, a Microsoft também tenta se firmar em outra arena lucrativa e em grande parte dominada pela Apple, com o iPod. A nova geração do Zune conta com inovações atraentes. A principal é a sincronização sem fio. O usuário pode atualizar as músicas no aparelho, sem qualquer cabo para fazer a conexão com o computador.
O tocador é agora oferecido em várias cores, algo melhor do que os tradicionais preto, branco e marrom. A liderança da Apple no mercado não será ameaçada, mas, a cada avanço, a Microsoft posiciona-se para tentar fazer frente ao iPod, quando o ritmo de vendas do líder começar a desacelerar.
Por fim, como está o mercado de software, origem da companhia? A última versão do sistema operacional Windows, o Vista, teve uma recepção morna. Nove meses depois do lançamento, os usuários têm reclamado de problemas de compatibilidade com aplicativos e acessórios, configurações mínimas muito acima das presentes na maioria da base instalada de PCs, e que o sistema trava com freqüência.
Isso tem atrapalhado as vendas de PCs com o Vista pré-instalado. Alguns fabricantes e vendedores oferecem downgrades aos consumidores que preferem o Windows XP, como têm feito a Dell e a cadeia britânica Dabs, enquanto outros preferem vender computadores equipados com o Linux. - por felipe marra Mendonça

Fonte: Editoria de Negócios
Postado por: Paula Viana




Retirado do site: www.cartacapital.com.br

Armadilhas da alta tecnologia em áudio e vídeo

Postado por Flávia Passos Leite.
Um colega, vendedor de uma das lojas mais conceituadas de áudio e vídeo do Rio de Janeiro, me diz com certo orgulho que as vendas de televisores em “Full HD” (leia-se 1080p) têm aumentado de forma significativa.
E aí eu pergunto se ele tem idéia do destino de uso de um equipamento desses. Claro que ele não sabia.
Atualmente, até onde sei, somente discos Blu-ray são capazes de entregar sinais de 1080p nativos para uma TV desta classe. Isso, sem falar que HDTV é um projeto de futuro meio incerto, apesar dos fabricantes estarem colocando “stickers” em alguns modelos, alegando que eles estão preparados para a TV digital brasileira. Estão mesmo? Mas é com DRM ou sem DRM? Ninguém sabe.
As fontes da desinformação

A maioria das pessoas que se interessam por obter alguma informação técnica o fazem junto a lojas ou principalmente junto aos telefones de atendimento ao consumidor, disponibilizados pelos fabricantes.
No caso de áudio e vídeo, não é incomum ligar para telefones deste tipo, esbarrar logo de cara numa pessoa totalmente desinformada, às vezes até mesmo do conteúdo dos manuais. E quando o nosso telefonema é passado adiante, digamos ao setor de engenharia da empresa, dependendo da profundidade técnica da dúvida, ela vai ficar sem resposta.
E este problema é diretamente proporcional ao grau de cultura específica de quem liga e da respectiva falta de preparo ou atualização de quem atende.Talvez o cerne da questão esteja no fato singular de que o Brasil raramente produz tecnologia própria.
Exagero ou desperdício
Até que ponto o consumidor tem necessidade de uma televisão com capacidade para reproduzir 1080p nativos? Sob o ponto de vista da tecnologia, é possível perdoar a quem “peca por excesso”, mas não seria bem mais interessante saber o que se está comprando, antes de gastar o dinheiro em produtos que não vão servir para coisa alguma?
Retirado do site webinsider, Paulo Roberto Elias.

Internet no trabalho estimula a 'cibervadiagem'

Entre em qualquer grande escritório hoje, e provavelmente ouvirá o barulho revelador de programas de bate-papo e jogos online nos computadores, acompanhados pelo som de cliques alucinados no mouse. Os funcionários podem parecer muito ocupados, mas muitos estarão, na verdade, perdendo tempo na Internet na prática já conhecida como "cibervadiagem" - ou cybeslacking, em inglês. Estudos realizados em diversos países apontam que em torno de um quinto do período de trabalho é dedicado a atividades pessoais, e o lugar predileto para matar o tempo é a Internet.
Patricia Wallace, autora do livro The Internet in the Workplace: How New Technology Is Transforming Work (A Internet no local de trabalho: como a nova tecnologia está transformando o trabalho), escrito em 2004, disse que os funcionários sempre encontram jeitos de evitar ter muito trabalho. "A questão é que agora você tem algo que parece ser genuinamente irresistível porque é como uma porta para todo o planeta bem ali sobre a sua mesa", disse Wallace, professora da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.
Funcionários que praticam a "cibervadiagem" costumam gastar a maior parte do tempo no email, e quase um terço de suas mensagens não estão relacionadas ao trabalho, segundo James Philips, professor de psicologia na Universidade Monash, na Austrália. Muitos empregados gerenciam suas finanças ou fazem compras online. Redes de relacionamento como Facebook, MySpace e Orkut também são destinos comuns para os cibervadios. Não é difícil também encontrar usuários que reportam o status "trabalhando" ou "no trabalho" em programas de mensagens instantâneas.
Algumas empresas, que gastam milhões em fornecimento de acesso à web, já demitiram trabalhadores por práticas como essa.
Uma pesquisa recente do site salary.com mostrou que por volta de seis em cada dez empregados nos Estados Unidos reconheceram perder tempo no trabalho. Cerca de 34% listaram o uso pessoal da Internet como o líder das atividades que fazem perder tempo no local de trabalho. Empresas em todo o mundo estão preocupadas sobre os efeitos potencialmente danosos da navegação que eles supõem ser inapropriada e que pode ter efeitos na imagem deles na companhia. Muitas firmas usam programas para monitorar a atividade na web e bloquear certos sites e serviços.
Mas alguns experts dizem que o uso particular da Internet no trabalho não afeta a produtividade e pode até mesmo ser benéfico. "A tão chamada cibervadiagem poderia ser uma simples compra pela Internet ou arranjar uma babá para seu cão ou cuidar de sua conta bancária para que você não tenha que fazer um almoço de duas horas e, em casos como esses, você na verdade está ajudando seus empregados a economizarem tempo".
Postado por Milena Oliva
www.terra.com.br

Internet

A "rede" que começou no meio á uma Guerra Fria.

Postado por Maiana e Leicinalvo.

Podemos notar que o acesso a internet não tem distinção ou credo.Vermos que esse meio de acesso, é um conglomerado de redes em escala mundial com milhões de pessoas conectadas ao mesmo tempo.
Criada e desenvolvida no período da Guerra Fria, pela empresa ARPA em 1969, com o nome de ARPANET, ela mantinha a comunicação entre as bases militares dos Estados Unidos.
Depois da ameaça pós-guerra, foi liberada a rede para que pesquisadores domésticos e cientistas, passasem a acessar essa nova forma de tecnologia em comunicação, uma grande teia da comuncação mundial.
No Brasil só vamos ter o privilégio em 1991, com a RNP(Rede Nacional de Pesquisas), uma operação acadêmica. A fim de conhecer melhor a internet, em 1994, a EMBRATEL lança o serviço experimental. Logo após, em 1995, a rede é aberta ao setor privado e para a exploração comercial da população brasileira, uma iniciativa do Ministério das Telecomunicações.

http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=11&rv=Vivencia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

Curiosidade:Veja o que acontece com quem fica muito,muito tempo conectado em uma rede de internet. Coitadinha.(rsrsrs)

Microsoft quer ler pensamentos dos usuários

Microsoft quer ler pensamentos dos usuários15/10/2007 22:32
Postado por Larissa Barros

Não contente em apenas estar presente nos computadores, a Microsoft agora quer ler as mentes dos usuários. A empresa afirmou que é difícil julgar adequadamente a maneira com que as pessoas interagem com computadores, já que o excesso de questões causa distrações e respostas não confiáveis. "As pessoas não conseguem relatar suas próprias ações com exatidão", segundo a gigante dos softwares.
Por isso, a Microsoft quer ler as opiniões diretamente do cérebro da pessoa conforme ela utiliza o computador. O plano da gigante dos softwares é usar eletro encefalogramas (EEGs) para gravar sinais elétricos relacionados ao cérebro, interpretando-os de maneira adequada. O problema é que os EEGs captam todos os impulsos elétricos do cérebro, inclusive os causados por distrações.
E é exatamente neste ponto que entra a nova patente da Microsoft, apresentada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO): a empresa criou um método para filtrar os EEGs de maneira que apenas os sinais úteis serão aproveitados. A Microsoft espera que os dados obtidos ajudem a entender exatamente o que as pessoas pensam sobre interfaces de softwares e onde as mesmas podem ser melhoradas. Obviamente, se os usuários permitirão a leitura de seus cérebros pela Microsoft ou não, isso é outra história.

Tecnologia facilita o acesso a pornografia no trabalho

A evolução da tecnologia faz com que seja mais fácil acessar pornografia a partir do local de trabalho, diz uma pesquisa da Harris Interactive, encomendada pela Websense. O uso de celular, laptops e outros dispositivos portáteis facilita a visualização de pornografia sem detecção, de acordo com o USAToday.
O acesso à Internet sem fio aumentou a visualização de pornografia no trabalho, fazendo com que empregadores sejam mais agressivos no uso de aplicativos para bloquear o acesso a sites inapropriados. A pesquisa cita, também, que 65% das empresas nos Estados Unidos utilizavam softwares de bloqueio no país em 2005, contra 40% quatro anos antes.
Por causa da facilidade de acessar pornografia em dispositivos portáteis - até mesmo naqueles que são da empresa e bloqueados - muitos empregadores estão com medo de serem processados por algum funcionário que se ofenda com um colega vendo material impróprio.
Postado por Thalita Tavares
www.terra.com.br

Travesseiro eletrônico promete acabar com o ronco

Postado por Lígia Galvão e Vítor Tamar

Um cientista alemão inventou um travesseiro computadorizado que promete acabar com o ronco. Criação de Daryoush Bazargani, professor de ciência da computação da Universidade de Rostock, o travesseiro é conectado a um computador que analisa os sons noturnos produzidos pelo usuário e ajusta seu o formato para mudar a posição da cabeça da pessoa até que o barulho cesse. A novidade foi apresentada na semana passada, em conferência da área de saúde, na Alemanha.

Em entrevista ao site Fibre2fashion.com, o cientista disse que o objetivo da invenção é fazer com que as pessoas durmam melhor, já que o ronco é um problema universal. "O sistema tem várias câmaras de ar e um computador pode reduzi-las ou aumentá-las para mudar a posição da cabeça de quem está dormindo. O computador busca e encontra a melhor posição da cabeça para facilitar a respiração, para atingir o mínimo de barulho possível ou ajudar a acabar completamente com o ronco", explicou Bazargani, que admitiu que também ronca.
Várias empresas americanas estariam interessadas em produzir o travesseiro, que além de acabar com os roncos, também faz massagens relaxantes nos usuários. "Eu o inventei porque eu ronco", admitiu Bargazani ao site The Sydney Morning Herald. "Tentei todo tipo de produto, mas nada funcionou. Espero que quem usar o travesseiro durma com mais tranqüilidade", concluiu.
O site FreePatentsOnline oferece mais detalhes sobre o funcionamento do travesseiro anti-ronco, que podem ser acessados no atalho tinyurl.com/2easya, em inglês.

Retirado do site: www.terra.com.br/tecnologia

Malkovich for sale: Interatividade capitalista.

Malkovich for sale: Interatividade capitalista.

Postado por: Carlos Eduardo Santos
Faça 1 filme com Malkovich - é a proposta da Sony para divulgar o Vaio :
Faça 1 filme com John Malkovich, esta é a proposta do 'Online Script Project', o novo projeto de conteúdo colaborativo da marca Sony para a sua linha de notebooks Vaio. Através do site vc pode ter acesso à primeira cena e ir enviando suas sugestões de como continuar o roteiro.
fonte: Paula Rizzo, Bluebus.com.brO próprio John Malkovich escolhe e dá feedback aos participantes que, online, podem acompanhar o desenrolar da história ao longo de 3 ou 4 meses. Por enquanto está na fase de pré-lançamento, mas já dá para dar uma conferida no site. O projeto será mesmo lançado, devendo ganhar fôlego e ritmo, a partir de novembro.
fonte: Paula Rizzo. Bluebus.com.br

Atividade para aula de hoje

Oi pessoal!

Na aula de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa nossa ferramenta de trabalho: o BLOG
Depois de algumas observações gerais, vocês deverão garimpar nos portais da Internet matérias que considerem importantes, fazer uma breve edição e publicá-las em nosso blog!
Mas atenção: todas as matérias devem ter a fonte identificada!!!! ou seja, o local de onde foram retiradas.

Algumas curiosidades para discutirmos na aula de hoje:

Vcs sabiam que...
- Alguns pesquisadores da história do blog afirmam ter sido usado pela primeira vez em Dezembro de 1997, por Jorn Barger (também autor de um dos primeiros FAQ (frequently asked questions. No entanto, há quem afirme que o primeiro weblog foi o primeiro website, o site construido por Tim Berners-Lee.
- os primeiros weblogs eram baseados em dicas de links e websites pouco conhecidos com comentários. Tinham os moldes de uma publicação eletrônica de expressão individual. Hoje são abertos para todo o ciberespaço!!

Top 10 - Blogs!!!!! Segue abaixo>>>


InterNey Blogs - 1238
Sedentário e Hiperativo - 1831
Meio Bit - 1854
Brainstorm #9 - 2112
Kibe Loco - 2267
Jacaré Banguela - 2671
Bluebus - 2825
BR-Linux.org - 3237
Pensar Enlouquece, Pense Nisso. - 3333
Contraditorium - 3783

Para acessar o Top 100 clique aqui

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Trabalho em grupo AV2

Avaliação: Seminário + Trabalho escrito + esquema teórico + atividades em sala

LEMBRO QUE OS ESQUEMAS TEÓRICOS DEVEM SER ENTREGUES COM NO MÍNIMO UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA PARA QUE SEJAM RODADOS AQUI NA FIB PELA PROFESSORA.

Tema 01 - A Evolução da Sociedade da Informação
Apresentação dia 25/10
- Estágios de desenvolvimento da sociedade
- mídia e industrialização
- a chamada "sociedade da informação"
- a revolução digital

Tema 02 - Uma História Social da Mídia
Apresentação dia 30/10
- A revolução do tipo móvel de Gutemberg
- o desenvolvimento dos meios de comunicação e a disseminação da informação
- convergência - a informática e a internet - transformações na mídia

Tema 03 - O Jornalismo Impresso: transformações e perspectivas
Apresentação: 01/11
- história do meio
- transformações sofridas a partir da incorporação das novas tecnologias
- perspectivas atuais

Tema 04 - Mídias de áudio: o rádio e a indústria fonográfica
Apresentação: 06/11
- história do meio
- o surgimento da industria fonográfica
- transformações com a incorporação das novas tecnologias
- perspectivas atuais

Tema 05 - Mídia Visual: o cinema e a televisão
Apresentação: 08/11
- história dos meios
- indústria de entreternimento
- transformações com a introdução das novas tecnologias
- a tv digital

Tema 06 - Indústria da Computação
Apresentação: 20/11
- história
- tendências e tecnologias
- o computador pessoal
- atualidade

Tema 07 - Caminhamos rumo ao Ciberespaço?
Apresentação: 20/11
- impactos gerados pelas NT na sociedade
- visões de estudiosos da área
- a cibercultura
- conclusão

Boa Sorte a todos!
Dúvidas devem ser tiradas em sala de aula ou por email: danielajornalismo@gmail.com

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Uma Nova Bomba

Em meio a tanta tecnologia, as pessoas passaram a enxergar a vida de uma outra perspectiva. No passado, a não existência do computador, da internet, do celular, do MP3, 4 ou 5 não fazia a menor diferença na vida das pessoas, pois todas desempenhavam as atividades que tinham ou que queriam desempenhar sem ter nenhuma dessas facilidades, e isso não atrapalhava nem dificultava a vida delas.

Mas com o surgimento acelerado de novas tecnologias principalmente na área da informática os indivíduos tiveram que se adaptar, e atualmente adotam esses avanços como algo indispensável à vida. Muitas pessoas hoje em dia dizem que não saberiam viver sem um celular ou sem a internet, por exemplo, mas como os mesmos indivíduos viviam antes dessas facilidades? Eles nem mesmo pensavam na possibilidade de que algo do tipo pudesse existir e agora dizem que não sabem viver sem essas tecnologias. Como isso é possível? As pessoas simplesmente pararam de pensar no resto da sociedade para pensar em si próprias como sendo independentes e não precisando interagir com outras pessoas para o melhor desenvolvimento da sociedade como um todo.

A informática, principalmente a área do ciberespaço, tem trazido grandes transformações à vida dos indivíduos. Ela com certeza trouxe muitos benefícios a algumas pessoas como a possibilidade de conhecer pessoas que vivem distantes, comunicar-se com amigos que há muito tempo não se viam, aprender coisas novas, conhecer lugares sem sair de casa, entre outros, mas ela também trouxe muitos malefícios. A informática tornou o indivíduo um tanto sedentário e individual demais e as relações pessoais passaram a ser mais superficiais.

A frase de Paul Virilio e figura mostrada aqui demonstram que a informática realmente revolucionou o mundo, mas junto com ela veio também a seguinte questão: será que a humanidade está preparada para acompanhar tantos avanços? A pergunta parece ter a seguinte resposta: não. As tecnologias ainda estão concentradas nas mãos de uma minoria, o que contribui para a desigualdade social e as pessoas não utilizam os benefícios da informática para acrescentar algo aos seus conhecimentos, mas somente para entretenimento. A verdade é que muitas pessoas ainda não têm acesso as tecnologias fazendo surgir, assim, a exclusão digital.

Portanto, o que pode-se perceber é que as pessoas que têm acesso a informática ficam fechadas em seus mundos particulares não se preocupando com o que está ao seu redor e as que não têm acesso a informática ficam excluídas do mercado de trabalho, e até certo ponto, ficam excluídas da sociedade, o que leva todos a questionar se a sociedade realmente evoluiu.

Trabalho realizado por Flávia Leite e Diana Barreto

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Revisão

lTécnica: visa distinguir o fazer humano do fazer da natureza
1.Platão: técnica em oposição ao saber teórico-contemplativo
2.Aristóteles: acompanha essa visão inferior atribuída a técnica
Século XVII: técnica une-se ao conhecimento científico

lTECNOLOGIA: resultado da união entre a técnica e a ciência
l
lRevolução Industrial: é o agente catalisador dessas transformações
-É caracterizada pela expansão das invenções e inovações técnicas surgidas nesse período;
-Surgimento do mito fundador da Modernidade: o desenvolvimento tecnológico

lCibercultura:
1.Nasce em um contexto pós-moderno (caracterizado pela sociedade do consumo e desenvolvimento dos meios de comunicação de massa)
2.O homem pós-moderno é o produtor de significados na cibercultura, afetando todas as áreas da esfera social
3.Vai instituir uma nova forma de relação espaço-temporal, através de simuladores de realidade - realidade virtual

lNovas Tecnologias de Comunicação
Século XIX: telégrafo, telefone, rádio, cinema - é aqui que o homem amplia o seu desejo de agir à distância;
Fusões das tecnologias existentes com a informática: NTC

lRevolução Digital: veiculação, sob um mesmo suporte (computador), de diversas formatações de mensagens

Interface Gráfica: foi polariad pela Apple, fazendo analogias com objetos do dia-a-dia.
É caractrizada hoje por interações.
lInteratividade:
Está diretamente ligada as novas mídias digitais;
Funda toda a vida em sociedade nesse novo contexto através de uma ação dialógica entre o homem e os objetos tecnológicos

lCiberespaço: é o espaço onde acontecem essas novas interações. Hoje, o maior elemento constitutivo do ciberespaço é a Internet.
1.A revolução do impresso retirou os livros do monopólio da Igreja;
2.O telefone permitiu que as pessoas se comunicação de forma instantânea;
3.A televisão e o rádio levaram informações à distância para uma massa de expectadores;
4.E atualmente a Internet promove uma revolução sem precedentes

Hipertexto: são informações texuais, combinadas com imagens e sons, organizadas de forma a promover uma leitura não-linear, baseada em associações de idéias sob a forma de links.

lO hipertexto pode representar um novo modo de conceber como pensamos e organizamos o nosso pensamento - nossa capacidade de interconexões
lRevolução Digital - Revolução no Pensamento Humano

lRealidade Virtual
Ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais;
Começa a se desenvolver de forma mais rápida e eficaz no início dos anos 80;

Podemos também defini-la como:
lForma mais avançada de interface do usuário com o computador;
lInterface que simula um ambiente real e permite aos participantes interagir com o mesmo, permitindo as pessoas visualizar e manipular representações extremamente complexas;
lÉ o uso de computadores e interfaces com o usuário para criar o efeito de mundos tridimensionais que incluem objetos interativos com uma forte sensação de presença tridimensional.

lO desenvolvimento da informática
l1942 - primeiro computador digital Colossus, projetado pelo serviço secreto britânico para decifrar os códigos nazistas.
l1955 - Fundação do Vale do Silício
lFinal do século XIX - surgimento da IBM, e em 1956 o decreto de consentimento da IBM abre a concorrência (subsidiárias). É neste ponto que o computador passa a ser vendido.
l1975 - Surgimento do primeiro computador pessoal - Altair.

Apple - Steve Jobs:
1.Foi a primeira empresa a colocar no Mercado o teclado, uma fonte interna de energia e monitor colorido (1977).
2.Se especializou também no desenvolvimento de computadores multimídia
Microsoft Corporation - Willian Gates:
1.Dominou o Mercado de softwares
2.Sistema operacional Windows propiciou o suporte necessário para a expansão do PC


Foi através do desenvolvimento da informática que acelerou-se o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação, e hoje essas duas áreas encontram-se tão interligadas que é impossível falar em comunicação sem falar em tecnologia.




-

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

ATIVIDADE EXTRA AVI

Oi Pessoal
segue abaixo as indicações para realização da atividade extra.
Dia da entrega: 25 de Setembro, Terça-Feira

1- A atividade deve ser feita INDIVIDUALMENTE ou em DUPLA. Trabalhos realizados por três ou mais pessoas serão desconsiderados
2- O prazo de entrega deve ser rigorosamente respeitado. Por se tratar de uma atividade extra, não receberei fora do prazo
3- Dúvidas entrem em contato comigo pelo email danielajornalismo@gmail.com

Atividade AVI – Para ser realizada individualmente ou em dupla


1-
Relacione o conteúdo trabalhado em sala de aula sobre a cibercultura e o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação, aos dois fragmentos abaixo: (1,0)


"Depois da primeira bomba, a bomba atômica, capaz de desintegrar a matéria pela energia da radioatividade, surge neste fim de milênio o espectro da segunda bomba, a bomba informática, capaz de desintegrar a paz das nações pela inter-atividade da informação."
Paul Virilio.