quinta-feira, 18 de outubro de 2007

"O sucesso do Orkut no Brasil é um fenômeno"

Publicado por: Gustavo Miranda

O criador de um dos sites mais populares do Brasil, o Orkut, está aqui. Orkut Buyukkokten, o jovem engenheiro turco (ele tem 28 anos) que praticamente ensinou o internauta brasileiro a se relacionar melhor com seus coterrâneos e com o mundo via Web está no País para uma série de palestras.Inicialmente criado como um trabalho paralelo às suas atividades profissionais dentro do Google, algo que é incentivado pela própria empresa que permite a seus associados reservarem 20% de seu tempo dentro da companhia para tal fim, o site Orkut foi elaborado nas horas vagas como um projeto que visava a inclusão de um serviço baseado nos conceitos de engenharia social já explorados por outros, como o MySpace. No entanto, Orkut acreditava que uma interface mais amigável e simples poderia popularizar ainda mais esse tipo de serviço, principalmente em mercados pouco explorados. Em relação ao Second Life, site de ambiente virtual que tem sido visto como a evolução das redes sociais virtuais, Orkut se mostra cético. "Não creio que o Second Life seja um site de relacionamentos como o Orkut, o Friendster ou o MySpace. Embora as pessoas também o utilizem para conhecer outras, esse recurso é apenas uma parte da brincadeira", argumentou. Para ele, o Second Life está mais para um game online de RPG do que um site de engenharia social. "Tanto isso é verdade que quando você entra lá, você geralmente assume uma personalidade que não é necessariamente sua. Isso ocorre com muito menos intensidade nos sites tradicionais, onde ficam as informações reais do usuário como sua foto , seu perfil e assim vai".Mas e o futuro do Orkut? Podemos esperar novidades como uma versão móvel do site? "Embora ache os dispositivos móveis e tudo que os circunda algo fascinante, não posso falar nada sobre nossos projetos futuros", desconversou o elegante Orkut.


Materia completa no http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=6686 .

Nenhum comentário: