Entre em qualquer grande escritório hoje, e provavelmente ouvirá o barulho revelador de programas de bate-papo e jogos online nos computadores, acompanhados pelo som de cliques alucinados no mouse. Os funcionários podem parecer muito ocupados, mas muitos estarão, na verdade, perdendo tempo na Internet na prática já conhecida como "cibervadiagem" - ou cybeslacking, em inglês. Estudos realizados em diversos países apontam que em torno de um quinto do período de trabalho é dedicado a atividades pessoais, e o lugar predileto para matar o tempo é a Internet.
Patricia Wallace, autora do livro The Internet in the Workplace: How New Technology Is Transforming Work (A Internet no local de trabalho: como a nova tecnologia está transformando o trabalho), escrito em 2004, disse que os funcionários sempre encontram jeitos de evitar ter muito trabalho. "A questão é que agora você tem algo que parece ser genuinamente irresistível porque é como uma porta para todo o planeta bem ali sobre a sua mesa", disse Wallace, professora da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.
Funcionários que praticam a "cibervadiagem" costumam gastar a maior parte do tempo no email, e quase um terço de suas mensagens não estão relacionadas ao trabalho, segundo James Philips, professor de psicologia na Universidade Monash, na Austrália. Muitos empregados gerenciam suas finanças ou fazem compras online. Redes de relacionamento como Facebook, MySpace e Orkut também são destinos comuns para os cibervadios. Não é difícil também encontrar usuários que reportam o status "trabalhando" ou "no trabalho" em programas de mensagens instantâneas.
Algumas empresas, que gastam milhões em fornecimento de acesso à web, já demitiram trabalhadores por práticas como essa.
Uma pesquisa recente do site salary.com mostrou que por volta de seis em cada dez empregados nos Estados Unidos reconheceram perder tempo no trabalho. Cerca de 34% listaram o uso pessoal da Internet como o líder das atividades que fazem perder tempo no local de trabalho. Empresas em todo o mundo estão preocupadas sobre os efeitos potencialmente danosos da navegação que eles supõem ser inapropriada e que pode ter efeitos na imagem deles na companhia. Muitas firmas usam programas para monitorar a atividade na web e bloquear certos sites e serviços.
Mas alguns experts dizem que o uso particular da Internet no trabalho não afeta a produtividade e pode até mesmo ser benéfico. "A tão chamada cibervadiagem poderia ser uma simples compra pela Internet ou arranjar uma babá para seu cão ou cuidar de sua conta bancária para que você não tenha que fazer um almoço de duas horas e, em casos como esses, você na verdade está ajudando seus empregados a economizarem tempo".
Postado por Milena Oliva
www.terra.com.br
Patricia Wallace, autora do livro The Internet in the Workplace: How New Technology Is Transforming Work (A Internet no local de trabalho: como a nova tecnologia está transformando o trabalho), escrito em 2004, disse que os funcionários sempre encontram jeitos de evitar ter muito trabalho. "A questão é que agora você tem algo que parece ser genuinamente irresistível porque é como uma porta para todo o planeta bem ali sobre a sua mesa", disse Wallace, professora da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.
Funcionários que praticam a "cibervadiagem" costumam gastar a maior parte do tempo no email, e quase um terço de suas mensagens não estão relacionadas ao trabalho, segundo James Philips, professor de psicologia na Universidade Monash, na Austrália. Muitos empregados gerenciam suas finanças ou fazem compras online. Redes de relacionamento como Facebook, MySpace e Orkut também são destinos comuns para os cibervadios. Não é difícil também encontrar usuários que reportam o status "trabalhando" ou "no trabalho" em programas de mensagens instantâneas.
Algumas empresas, que gastam milhões em fornecimento de acesso à web, já demitiram trabalhadores por práticas como essa.
Uma pesquisa recente do site salary.com mostrou que por volta de seis em cada dez empregados nos Estados Unidos reconheceram perder tempo no trabalho. Cerca de 34% listaram o uso pessoal da Internet como o líder das atividades que fazem perder tempo no local de trabalho. Empresas em todo o mundo estão preocupadas sobre os efeitos potencialmente danosos da navegação que eles supõem ser inapropriada e que pode ter efeitos na imagem deles na companhia. Muitas firmas usam programas para monitorar a atividade na web e bloquear certos sites e serviços.
Mas alguns experts dizem que o uso particular da Internet no trabalho não afeta a produtividade e pode até mesmo ser benéfico. "A tão chamada cibervadiagem poderia ser uma simples compra pela Internet ou arranjar uma babá para seu cão ou cuidar de sua conta bancária para que você não tenha que fazer um almoço de duas horas e, em casos como esses, você na verdade está ajudando seus empregados a economizarem tempo".
Postado por Milena Oliva
www.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário