Mas com o surgimento acelerado de novas tecnologias principalmente na área da informática os indivíduos tiveram que se adaptar, e atualmente adotam esses avanços como algo indispensável à vida. Muitas pessoas hoje em dia dizem que não saberiam viver sem um celular ou sem a internet, por exemplo, mas como os mesmos indivíduos viviam antes dessas facilidades? Eles nem mesmo pensavam na possibilidade de que algo do tipo pudesse existir e agora dizem que não sabem viver sem essas tecnologias. Como isso é possível? As pessoas simplesmente pararam de pensar no resto da sociedade para pensar em si próprias como sendo independentes e não precisando interagir com outras pessoas para o melhor desenvolvimento da sociedade como um todo.
A informática, principalmente a área do ciberespaço, tem trazido grandes transformações à vida dos indivíduos. Ela com certeza trouxe muitos benefícios a algumas pessoas como a possibilidade de conhecer pessoas que vivem distantes, comunicar-se com amigos que há muito tempo não se viam, aprender coisas novas, conhecer lugares sem sair de casa, entre outros, mas ela também trouxe muitos malefícios. A informática tornou o indivíduo um tanto sedentário e individual demais e as relações pessoais passaram a ser mais superficiais.
A frase de Paul Virilio e figura mostrada aqui demonstram que a informática realmente revolucionou o mundo, mas junto com ela veio também a seguinte questão: será que a humanidade está preparada para acompanhar tantos avanços? A pergunta parece ter a seguinte resposta: não. As tecnologias ainda estão concentradas nas mãos de uma minoria, o que contribui para a desigualdade social e as pessoas não utilizam os benefícios da informática para acrescentar algo aos seus conhecimentos, mas somente para entretenimento. A verdade é que muitas pessoas ainda não têm acesso as tecnologias fazendo surgir, assim, a exclusão digital.
Portanto, o que pode-se perceber é que as pessoas que têm acesso a informática ficam fechadas em seus mundos particulares não se preocupando com o que está ao seu redor e as que não têm acesso a informática ficam excluídas do mercado de trabalho, e até certo ponto, ficam excluídas da sociedade, o que leva todos a questionar se a sociedade realmente evoluiu.
Trabalho realizado por Flávia Leite e Diana Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário